Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC-SP

Firmado pelo pesidente Eurico Gaspar Dutra, o sistema criado pelo Decreto-lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, gera o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC-SP, um órgão colegiado que atua na regulamentação formal da profissão Contabilista.

Breve História da Regulamentação da Profissão

Foi sancionado pelo imperador D. Pedro II, em 1850, a regulamentação da profissão de Contabilista. Dessa forma o guarda-livros passou a ser considerado um agente auxiliar do comércio

Naqueles tempo não se comentava em formados e não-formados e, pelos documentos da época, presume-se que a grande maioria dos Contabilistas ou guarda-livros era prático, exerciam a profissão de sem formação.

Primeiros Cursos Comerciais

São do final do Império e começo da República os primeiros cursos comerciais do País. A primeira legislação reconhecendo a presença dessas escolas e sua valor veio em 1902, quando o então presidente Rodrigues Alves manifestou de valor pública, com caráter oficial, os diplomas conferidos pela Academia de Comércio do Rio de Janeiro, Escola Prática de Comércio de São Paulo, Instituto Comercial do Distrito Federal e Academia de Comércio de Juiz de Fora.

Em 1924, foi feito no Rio de Janeiro, o 1º Congresso Brasileiro de Contabilidade, conduzido pelo senador João Lyra, quando foi iniciada a campanha para a regulamentação da profissão de Contador e para a reforma do ensino comercial.

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo

Com a promoção de sua primeira assembleia em 23 de dezembro de 1946 o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, naquela ocasião, estabelecido na rua São Bento, 405, 11º andar, efetivou a eleição para a designação do primeiro presidente do CRCSP, da qual saiu-se vitorioso o Contador Pedro Pedreschi.

O primeiros e principais temas como à efetiva instauração do órgão de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil no Estado de São Paulo foram debatidos na segunda assembleia do CRCSP, efetuada em 6 de fevereiro de 1947, também na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.

Após muitos anos, foi em 2006, com o objetivo de ampliar a estrutura física da entidade, o CRCSP efetuou a compra de um prédio de 7 mil metros quadrados de área construída, localizado na rua Rosa e Silva, 104.

Depois de reformas no edifício em 13 de dezembro de 2010, foi inaugurado o Edifício Ynel Alves de Camargo, onde está o Teatro Hilário Franco e que, posteriormente abrigará as instalações do Centro de Memória da Contabilidade Paulista Joaquim Monteiro de Carvalho.

Atualmente em dia o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo tem em seus quadros 195 empregados dos quais 41 são fiscais. Em seus registros, integram mais de 295 mil profissionais e 50 mil empresas de serviços contábeis, ativos ou com registros já baixados. Dos que estão ativos, são mais de 150 mil profissionais e mais de 19 mil empresas de serviços contábeis.

Sede do CRC-SP

Estabelecida na Rua Rosa e Silva, 60, Higienópolis, a 100 metros da Estação Marechal Deodoro do metrô, na região Centro-Oeste da cidade de São Paulo, a matriz do CRC-SP tem cerca de dez mil metros quadrados de área construída, dispondo de três subsolos para garagem, amplo andar térreo com pé direito triplo, onze andares, dois mezaninos, dois anexos e mais um prédio, de sete mil metros quadrados, anexado à matriz.

Também estão situados na sede o Teatro Professor Hilário Franco, o Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho e o Espaço Cultural CRCSP que, criado em abril de 2000, disponibiliza ao profissional da contabilidade e à sociedade eventos mensais de apresentações musicais e exposições de Artes Plásticas.

Dados para Contato

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo
Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis
01230-909 – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3824-5400
Atendimento: 9h às 17h, de segunda a sexta-feira

Como se Associar ao CRC-SP

Agora ficou mais facil e rápido ter seu registro profissional. A partir de 16 de janeiro, o CRC-SP faz na hora o seu registro profissional!

Basta ir até a sede do Conselho localizada na Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis
01230-909 – São Paulo/SP e sair como profissional plenamente habilitado.

Art. 6º O pedido de Registro Originário será dirigido ao CRC com jurisdição sobre o domicílio profissional do contador por meio de requerimento, após a comprovação de recolhimentos das taxas de registro profissional, da Carteira de Identidade Profissional e da anuidade, instruído com:

  • I. 2 (duas) fotos 3×4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco; e
  • II. original e cópia, que será autenticada pelo CRC, dos seguintes documentos:
    • a) diploma de conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, devidamente registrado por órgão competente;
    • b) documento de identidade;
    • c) comprovante de regularidade com o serviço militar obrigatório para aqueles do sexo masculino e com idade inferior a 46 anos;
    • d) título de eleitor;
    • e) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
    • f) comprovante de endereço residencial recente; e
    • g) aprovação no Exame de Suficiência.
  • § 1º O profissional que requerer o Registro Originário, sem a posse do diploma, deverá apresentar os originais do histórico escolar e da certidão/declaração do estabelecimento de ensino;
  • § 2º A certidão/declaração do estabelecimento de ensino deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, tendo sido diplomado. A certidão/declaração deverá apresentar: nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído e colação de grau. Caso a certidão não contemple todos os requisitos mencionados, se contidos no histórico escolar, poderá ser considerada para fins de atendimento deste item.

Art. 7º Ao contador registrado será expedida a Carteira de Identidade Profissional.

Anuidades e Taxas

Anuidade para Contabilistas

Anuidade para Escritórios

Taxas de Emolumentos

Planos de Saúde para Inscritos no CRC-SP

Plano de Saúde Amil para Contadores Inscritos no CRC-SP

Amil CRC-SP

Amil CRC-SP possui uma das melhores estruturas com excelente custo-benefício. Com cobertura nacional, reembolso, hospitais de refência em SP além de diversos outros benefícios.

Plano de Saúde Amil One para Contadores Inscritos no CRC-SP

Amil One CRC-SP

One Healt CRC-SP agora é Amil One CRC-SP e oferece convêniencia e exclusividade no segmento premium de saúde. Com cobertura nacional e antedimento virtual de médicos

Plano de Saúde Bradesco para Contadores Inscritos no CRC-SP

Bradesco CRC-SP

Bradesco CRC-SP possui um dos melhores atendimento com os mais completos serviços. Com ampla rede de consultórios, clínicas e hospitais. Ainda conta com opções de reembolso

Plano de Saúde NotreDame para Contadores Inscritos no CRC-SP

NotreDame CRC-SP

NotreDame CRC-SP possui uma excelente rede própria e mais uma ampla rede credenciada. Um dos diferenciais são os programas de Medicina Preventiva.

Plano de Saúde SulAmérica para Contadores Inscritos no CRC-SP

SulAmérica CRC-SP

SulAmérica CRC-SP traz toda a estrutura de uma empresa com mais de 7 milhoes de clientes. Possui ampla rede credenciada a planos com reembolso.

Plano de Saúde Unimed para Contadores Inscritos no CRC-SP

Unimed CRC-SP

Unimed CRC-SP é uma das melhores e maiores marcas de planos de sáude. Possui ampla re credenciada com ou sem opção de reebolso.