CRCSP vê com preocupação a exclusão de cerca de 450 mil empresas do Simples Nacional

Published by Convenio CRC-SP on

A Receita Federal está notificando cerca de 450 mil empresas enquadradas no Simples Nacional para que acertem suas dívidas no prazo de 30 dias após o recebimento do Termo de Exclusão, sob o risco de serem SUPRIMIDAS do sistema tributário. O total da dívida estimada pela Receita é de R$ 35 bilhões. Para o o (CRCSP), as penalidades podem dificultar ainda mais a retomada da economia.

Segundo o CRCSP, as micro e pequenas empresas têm um papel importante na economia brasileira. Elas representam aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e são responsáveis por cerca de 50% dos empregos no país. Em decorrência da crise deflagrada pela pandemia, sofreram forte impacto econômico e perda de faturamento.

“Não questionamos as regras da Receita Federal, mas estamos preocupados com o impacto que essa decisão terá na economia, pelo volume de empresas que serão afetadas. Essas empresas já vinham tendo muita dificuldade durante a pandemia e, por isso, entendemos que esse prazo de 30 dias poderia ser, no mínimo, prorrogado”, afirma o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina.

Para Valentina, a importância desse universo de empresas justificaria até mesmo um indulto das dívidas. “Por tudo o que essas empresas vêm passando, esse é um momento que a Receita Federal poderia ser mais solidária e ajudar mais os empreendedores no sentido de propor melhores condições e benefícios e, por que não, até mesmo estudar uma anistia para essas empresas”, finaliza.

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.