Fevereiro Roxo e Laranja: CRC-SP apoia campanha de conscientização sobre doenças graves

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Fevereiro Roxo e Laranja: CRC-SP apoia campanha de conscientização sobre doenças graves

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) apoia a campanha Fevereiro Roxo e Laranja, que tem como objetivo combater a desinformação sobre doenças que afetam a população mundial. A campanha é representada pelas cores roxa e laranja, que simbolizam a luta contra o lúpus, a fibromialgia, o mal de Alzheimer e a leucemia, respectivamente.

Presidente do CRCSP: “Informação é a primeira linha de defesa”

De acordo com o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, o apoio da entidade a essa campanha reforça o compromisso com a divulgação de informações verdadeiras e a luta contra a propagação de fake news e tabus na sociedade. Ele afirma que a informação é a primeira linha de defesa contra essas doenças e que é fundamental para uma cooperação mais humana com aqueles que convivem com essas enfermidades.

A importância da campanha Fevereiro Roxo e Laranja

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) estima que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população, sendo que sete a nove de cada dez pacientes com fibromialgia são mulheres. Já o lúpus sistêmico (LES), a forma mais grave da doença, afeta cerca de 70% dos pacientes com lúpus, sendo que nove em dez pacientes são mulheres.

O Alzheimer, doença neurodegenerativa, atinge 6% da população acima de 60 anos no Brasil, somando mais de 15 milhões de pessoas, e é a principal causa da demência. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) registrou mais de 10 mil novos casos de leucemia em 2022.

A importância da busca por ajuda médica

O CRCSP ratifica o alerta dos órgãos de saúde de que, em caso de sintomas de alguma dessas doenças, é fundamental procurar ajuda médica imediatamente.