Presidente e vice-presidentes do CFC realizam visita institucional ao CRCSP e a entidades contábeis do Estado de São Paulo

 presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, os vice-presidentes de Desenvolvimento Operacional, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, Desenvolvimento Profissional, José Donizete Valentina, e de Política Institucional, Manoel Carlos de Oliveira Júnior, o conselheiro do CFC Valmir Leôncio da Silva e a chefe de gabinete Adriana Guimarães estiveram em São Paulo, em 21 de junho de 2022, para uma série de visitas institucionais às entidades contábeis do Estado de São Paulo. O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, e o diretor Executivo, Claudio Rafael Bifi, recepcionaram a comitiva na sede do Conselho paulista e os acompanharam nas visitas institucionais e reuniões com os presidentes das entidades contábeis.

“O CFC, na pessoa do presidente Aécio, se colocou à disposição para ouvir as entidades da classe contábil como forma de estar mais próximos dos profissionais na ponta, em todas as suas áreas de atuação. E o CRCSP, como representante do Sistema CFC/CRCs e parceiro das entidades contábeis no Estado de São Paulo, busca facilitar esta aproximação”, declarou o presidente Maion sobre as visitas técnicas dos representantes do CFC.

A primeira das visitas institucionais ocorreu na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), onde os representantes do CRCSP e do CFC se reuniram com os presidentes do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, e da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), José Vanderlei Masson, e o vice-presidente do Sindicato, Claudinei Tonon.

“Somos uma entidade sólida que trabalha incansavelmente em prol do associado e da sociedade, apesar das dificuldades enfrentadas durante a pandemia, mas que, em nenhum momento, não medimos nenhum esforço em busca do trabalho e alinhamento junto às entidades congraçadas da contabilidade paulista”, destacou o presidente do Sindcont-SP na reunião.

A atuação conjunta das entidades contábeis também foi destacada pelo presidente da APC, Domingos Chiomento, que declarou que “a Academia continuará disseminando conhecimento e perpetuando o congraçamento existente entre as entidades contábeis paulistas”.

A ampliação desta atuação conjunta foi ressaltada também pelo presidente da Apejesp. “Com união, interlocuções e instituições consolidadas e democratizadas, conseguimos muito mais”, afirmou Masson.

Após a reunião no Sindcont-SP, a comitiva se dirigiu para a Zona Norte de São Paulo, onde se reuniram com representantes do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), e da Federação Internacional de Contadores (International Federation of Accountants – IFAC). O encontro ocorreu no escritório do vice-presidente de Registro do CRCSP na gestão 2014-2015, Celso Carlos Fernandes, que recepcionou os visitantes.

Participaram do encontro os presidentes nacionais do Ibracon, Valdir Renato Coscodai, e da Anefac, Marta Cristina Pelúcio Grecco, o membro do board da Federação Internacional de Contadores (International Federation of Accountants – IFAC) Idésio da Silva Coelho Júnior e o superintendente do Ibracon, Marco Aurélio Fuchida.

Na opinião do presidente do Ibracon, cada entidade possui uma expertise e especialidade, o que contribui mutuamente para a melhoria dos processos. “Além disto, a troca constante de ideias é sempre positiva, pois nos auxilia, enquanto entidades representativas, a nos modernizarmos”, pontuou Coscodai.

“Esta integração maior do CFC com as entidades nos Estados facilita a resolução de questões para a classe contábil antes mesmo que elas surjam, com antecipação. Temos que debater a Contabilidade, mas com qualidade, com uma atuação conjugada para elevarmos cada vez mais o nível da nossa profissão”, avaliou a presidente da Anefac no encontro.

A terceira visita institucional do dia foi à sede do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP).

O presidente do Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Carlos Alberto Baptistão, recepcionou os representantes do CFC e CRCSP e realizou uma reunião com a equipe que contou com as presenças do vice-presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Antonio Carlos Souza dos Santos, do vice-presidente Financeiro do Sescon-SP, Jorge Luiz Gonçalves Rodrigues Segeti, e das vice-presidentes da Aescon-SP Administrativa, Inez Lemos Lopes, e Financeira, Carla Alvares Chiomento.

“É gratificante recebê-los aqui. O Sescon-SP possui uma relação de longa data com o CRCSP e com o CFC, que juntos têm atuado de forma muito aberta para que as entidades contábeis participem das discussões relevantes da nossa profissão. Eu só tenho a agradecer esta postura em prol dos profissionais e das empresas contábeis”, declarou Baptistão aos presidentes do CRCSP e CFC.

“Esta atuação conjunta que as entidades contábeis do estado de São Paulo mantêm é uma relação muito sadia e positiva para a profissão, pois esta busca da convergência em temas-chave permite ampliar a defesa de pleitos comuns e oferecer muito mais para a profissão e a sociedade. O CFC está à disposição para contribuir com as entidades contábeis paulistas”, declarou o presidente Aécio Dantas ao final da série de visitas.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Deixe um comentário